IBGE: inflação oficial foi de 0,28% em novembro deste ano

Fator climático foi o responsável pela variação positiva de preços

Publicado em 12/12/2023 - 21:30 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Radio Nacional - Rio de Janeiro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, foi de 0,28% em novembro deste ano. A taxa superou em 0,04 ponto percentual a taxa de outubro, que foi de 0,24%, segundo os dados divulgados nesta terça-feira (12) pelo IBGE.  

Com isso, a inflação acumula uma taxa de 4,04% ao ano. Nos últimos 12 meses, o índice acumula 4,68% abaixo do observado nos 12 meses anteriores.  

O preço de 6 dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em novembro. A maior variação foi do grupo Alimentação e Bebidas, com alta de 0,63%. O aumento foi influenciado pelas altas da cebola, batata-inglesa, arroz e carnes. Por outro lado, tomate, cenoura e leite longa vida registraram queda.  

Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, André Almeida, o fator climático foi o responsável pela variação positiva de preços. 

Outro destaque da inflação de novembro foi o grupo Habitação, que registrou alta de 0,48%, influenciada por reajustes aplicados por concessionárias de serviços públicos em alguns estados. A energia elétrica residencial subiu em Goiânia, Brasília, São Paulo e Porto Alegre; já a taxa de água e esgoto teve aumentos em Fortaleza e Rio de Janeiro.  

A alta de 0,27% em transportes foi influenciada por um novo aumento de preços da passagem aérea, que subiu 19,12%. Os combustíveis caíram 1,58%, com o recuo nos preços da gasolina e do etanol. O grupo ainda foi afetado pela alta do Táxi em 2,22% por causa dos reajustes aplicados em São Paulo e em Porto Alegre.

Nos índices regionais, quatro áreas apresentaram variações negativas em novembro, sendo o menor resultado em São Luís, de -0,39%. Já a maior variação foi observada no Rio de Janeiro, de 0,57%, influenciada pelas altas da passagem aérea e taxa de água e esgoto. 

O IBGE também divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos. O índice subiu 0,10% em novembro, ficando abaixo da taxa de outubro, de 0,12%. Em 12 meses, o INPC acumula 3,85%. 

* Com informações de Priscila Thereso.

Edição: Nadia Faggiani / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo