Prévia da inflação em janeiro recua para 0,31%, aponta IBGE

Publicado em 26/01/2024 - 14:39 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A prévia da inflação oficial do país em janeiro recuou para 0,31%, depois da alta de 0,40% registrada em dezembro de 2023. O resultado foi influenciado pela queda nos preços das passagens aéreas, dos combustíveis, exceto do gás veicular, e também das tarifas de ônibus urbanos em São Paulo, com a aplicação da gratuidade aos domingos e em datas comemorativas.

Os dados do IPCA-15, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram, ainda, que a alimentação fora de casa também contribuiu para o recuo do indicador. Tanto a refeição como o lanche tiveram, em janeiro, variações inferiores às observadas no mês anterior.

Entre os nove grupos pesquisados, sete apresentaram alta em janeiro e Alimentação e Bebidas, que tem o maior peso na composição do IPCA-15, exerceu o maior impacto, com alta de 1,53%. Os destaques ficaram por conta dos aumentos nos preços da batata inglesa, que subiu 25,95%; do tomate, 11,19%; do arroz, 5,85%; das frutas, 5,45%; e das carnes, com alta de 0,94%.

A capital mineira, Belo Horizonte, registrou a maior alta da prévia da inflação em janeiro, de 0,88%, enquanto Brasília ficou com o maior recuo, de -0,41%.

Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 4,47%, abaixo dos 4,72% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2023, a prévia da inflação ficou em 0,55%.

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo