Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

Publicado em 28/03/2024 - 10:48 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 28/03/2024 - 16:27

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%. Essa revisão resulta de perspectivas positivas para indústria e serviços; que compensariam queda na agropecuária.

A previsão está acima da indicada pelo mercado financeiro no Boletim Focus, que é de 1,85%. E se aproximou do que espera o Ministério da Fazenda: crescimento acima de 2%.

O professor de Economia da UNB, José Luiz Oreiro, destaca o crescimento de empregos no setor de serviços, com mais de 200 mil vagas em fevereiro.

“O setor de serviços tá com um crescimento muito robusto e acima do esperado. Então, é esse desempenho do setor de serviços, que responde a mais de 60% do PIB, que tá levando a esse ajuste pra cima na expectativa de crescimento pro ano de 2024”, avalia.

Mas o relatório faz um alerta sobre a inflação. Há uma chance de 19% da inflação superar a tolerância da meta deste ano. A meta é de 3%, com o teto em 4,5%.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, defendeu a entidade das críticas feitas pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sobre o controle da inflação. Campos Neto lembrou que a meta da inflação foi definida pelo governo.

“A gente entende todo tipo de crítica, estamos abertos ao debate, mas eu acho que existe uma avaliação, tanto local, quanto internacional, de que o trabalho do Banco Central foi bem feito no sentido de promover uma convergência da inflação, com um custo baixo pra sociedade”, aponta.

O Relatório de Inflação também prevê uma recuperação do mercado de crédito neste ano, com aumento nas liberações de empréstimos e a queda dos juros e da inadimplência.

* Matéria atualizada para acréscimo de entrevistas e informações 

Edição: Samia Mendes / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo