BC comunica vazamento de dados de chaves Pix de 87 mil pessoas

Dados estavam sob cuidado da instituição financeira SumUP

Publicado em 23/03/2024 - 13:06 Por Madson Euler - São Luiz (MA)
Atualizado em 24/03/2024 - 10:27

As informações vinculadas à chave Pix de mais de 87 mil clientes da SumUp, Sociedade de Crédito Direto, vazaram, no período entre 28 de setembro de 2023 a 16 de março de 2024.

O vazamento revelou informações de nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

Segundo o Banco Central (BC), houve falha de segurança no sistema da instituição financeira que geria os dados. 

Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição.

O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das informações. Qualquer outro meio de contato deve ser desconsiderado, como: chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

Essa é a segunda notificação do Banco Central em relação ao vazamento de chave Pix em uma semana. Na última segunda-feira, 46 mil clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e da Empresa de Pequeno Porte Ltd, tiveram informações vazadas. 

Desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamento, já são sete o número de ocorrências do tipo. Atingindo de alguma maneira quase 800 mil clientes das instituições financeiras.

Em comunicado, a SumUp informou ter sido comunicada da ocorrência pelo Banco Central. "A empresa agiu rapidamente para mitigar a situação, aumentar a proteção dos dados e diminuir as chances de que o fato ocorra no futuro", destacou o comunicado.

 

*Notícia atualizada às 10h27 do dia 24/03 para acréscimo de nota da SumUp no texto

Edição: Samia Mendes / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo