Brasileiros ficaram, em média, dez horas sem energia elétrica em 2023

Os dados são da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)

Publicado em 17/03/2024 - 14:44 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Apesar da leve melhora, os consumidores brasileiros somaram uma média de 10 horas sem energia elétrica, no ano passado. Os dados são da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que divulgou o resultado do desempenho das distribuidoras no fornecimento de energia elétrica em 2023. O levantamento ainda aponta que foram mais de 5 quedas de energia, na média do ano.

Na ponta do lápis, o país ficou 10,43 horas sem energia, enquanto que em 2022, foram pouco mais de 11 horas. A agência reguladora também mostra que o valor das chamadas “compensações pagas aos consumidores” aumentou. São os descontos para compensar a má qualidade do fornecimento de energia e que são dados automaticamente na conta de luz.

No ano passado, 22 milhões de consumidores receberam essa compensação, que passou de 1 bilhão de reais. Enquanto que no ano anterior, o valor passava dos 700 milhões. A ANEEL atribui esse aumento à melhoria das regras que obrigam as empresas a compensarem mais dinheiro aos brasileiros que receberam os piores serviços.

O levantamento também analisou cada uma das empresas de energia do país e fez uma lista por ordem de desempenho. Entre as de grande porte, o destaque positivo ficou com a CPFL Santa Cruz, em São Paulo capital; Equatorial Pará; Neoenergia Rio Grande do Norte e ESS. Os piores desempenhos de grande porte ficaram com a Equatorial Goiás; seguida da Equatorial Rio Grande do Sul e da Neoeneria Brasília.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo