Copom: incertezas sobre inflação podem reduzir ritmo de corte da Selic

Publicado em 26/03/2024 - 15:08 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O aumento nas incertezas sobre a inflação pode reduzir o ritmo de cortes da taxa básica de juros da economia, a Selic. A avaliação está na ata da reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, divulgada nesta terça-feira (26). Na semana passada, o comitê reduziu a taxa para 10,75%.

Na reunião, o Comitê avaliou que no exterior o cenário desinflacionário está mais incerto por causa da atividade econômica nos Estados Unidos. Já dentro do Brasil, a preocupação é com a meta de déficit zero do governo e o setor de serviços, segundo o economista e professor Cesar Bergo. "Embora a arrecadação tenha melhorado, ainda tem certa incerteza com relação ao cumprimento do arcabouço fiscal. Por tanto é uma sinalização do Banco Central essa preocupação. A outra é com relação ao setor de Serviços, pois a resiliência inflacionária do setor de Serviços acaba dando esse reflexo e leva o Banco Central a adotar uma política que eles chamam de prudente". 

A ata mostra que alguns membros do Copom, argumentaram que, se a incerteza permanecer elevada no futuro, um ritmo mais lento de relaxamento dos juros pode ser apropriado.

Já o professor Cesar Bergo tem uma opinião mais otimista por causa dos dados positivos para a economia e para a inflação. "Do ponto de vista de reduzir os cortes, eu acredito que não. Deve ser mantida, provavelmente, essa dinâmica de corte de 0,5%. Sendo que um dos encontros do Copom, no futuro, poderíamos ter uma surpresa de um corte ainda maior, na faixa de 0,75%. É isso que o mercado acredita". 

O Copom apontou mais uma redução de meio ponto percentual na próxima reunião de maio, mas sem indicar futuras decisões a partir de junho.

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo