Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Setor de Serviços foi responsável por 63% das vagas criadas

Publicado em 27/03/2024 - 20:14 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os empregos com carteira assinada tiveram saldo positivo em fevereiro deste ano, com 306 mil vagas abertas, segundo o Novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Os números foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta quarta-feira (27). Foram 2,2 milhões de contratações contra quase 1,9 milhão de demissões.

O saldo positivo em fevereiro representa um aumento de quase 82% em relação ao mês passado. Já em relação a fevereiro do ano passado, o resultado representa um crescimento de 21%.

Os números superaram as expectativas do próprio governo. Mas, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, expressou preocupação com a taxa de juros da economia. É que apesar do Banco Central ter reduzido a Selic na semana passada, a instituição sinalizou que, por causa da incerteza sobre a inflação, pode diminuir o ritmo de cortes nas próximas reuniões.

Para o ministro Luiz Marinho, isso impacta na geração de empregos formais e no crescimento da economia.

“O Brasil ainda continua com a segunda maior taxa de juros do mundo. O juros ainda é muito alto no Brasil. Então, quem tem a responsabilidade de tomar a decisão de monitoramento, é planejar a continuidade da redução de juros. E quer colaborar com a economia continuar crescendo. Se a política de redução de juros tivesse começado antes e tivesse sido mais agressiva, nós podíamos ter chegado nos dois milhões de empregos gerados. Portanto, tem a responsabilidade de ter evitado gerar de 400 a 500 mil empregos, pela política irresponsável do juros alto”, afirma o ministro.  

Os dados do Caged de fevereiro também mostraram que todos os setores da economia registraram saldo positivo. O maior foi em Serviços, que respondeu por 63% das contratações formais. Na sequência, ficaram Indústria, Construção, Comércio e Agropecuária.

Já entre os estados e o Distrito Federal, apenas Alagoas, Maranhão e Paraíba tiveram mais demissões do que contratações. São Paulo, Minas Gerais e Paraná tiveram os maiores saldos positivos, ficando com mais de 55% do total.

E o salário real médio de admissão no mês passado caiu cerca de R$ 50, ficando em torno de R$ 2 mil.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, em fevereiro cerca de 45,9 milhões de pessoas estavam com carteira assinada no país, um aumento de 0,7% em relação a janeiro deste ano.

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo