Menos de 35% das empresas brasileiras investiram em inovação, diz IBGE

Publicado em 20/03/2024 - 17:44 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Menos de 35% das empresas brasileiras com mais de 100 funcionários investiram em atividades internas de pesquisa e desenvolvimento, de acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (20).

A proporção se refere ao ano de 2022 e é ligeiramente maior do que a medida em 2021, que ficou em 33,9%. Em cifras totais, foram quase R$ 37 bilhões investidos. Os setores de equipamentos de informática, produtos químicos e indústrias farmacêutica e farmoquímica foram os que mais investiram, com taxa superior a 60%. Apesar da pequena proporção geral, as empresas estavam mais otimistas para o futuro, e mais de 50% esperava aumentar seus investimentos agora em 2024.

O gerente de Pesquisas Temáticas do IBGE, Flávio José Marques Peixoto, avalia que o momento atual está mais favorável, e ressalta a importância de políticas públicas de incentivo. Em 2022, 39% das empresas que implementaram alguma inovação, utilizaram apoio público para isso, como a Lei do Bem ou incentivos fiscais. 

A gente sentiu que tinha um pessimismo e que agora estamos entrando em um período onde pode haver um otimismo maior frente aos investimentos P&D e outras atividades inovativas. A existência e manutenção de políticas públicas é extremamente importante para as empresas. Muitas empresas deixam de se engajar porque muitas vezes os instrumentos públicos somem ou diminuem, o que afeta muito as empresas.

Já a taxa de inovação das empresas brasileiras foi de 68,1%, e se refere a todas aquelas que lançaram um produto ou implementaram algum processo de negócios novos ou bastante aprimorados. O percentual é maior entre as empresas de grande porte, chegando a 77% para aquelas com mais de 500 empregados. E o líder entre os setores é o de fabricação de máquinas e equipamentos, com taxa de inovação de quase 90%. 

Edição: Tâmara Freire / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo