Projeção de inflação cai e está dentro da meta

Publicado em 21/03/2024 - 19:12 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A estimativa de inflação para este ano caiu de 3,55% para 3,50%. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Secretaria de Política Macroeconômica do Ministério da Fazenda.

A projeção da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), está dentro da meta de inflação para 2024, que vai de 1,5 a 4,5%.

Segundo a secretaria, um dos motivos para reduzir a expectativa de inflação foi o fenômeno climático El Niño, que causou um impacto menor sobre as tarifas de energia e sobre a inflação de alimentos.

E apesar dos preços dos cereais, das frutas e hortaliças terem subido nos últimos 3 meses, por causa do clima e da redução da oferta internacional do arroz, a tendência agora é de queda. Como explicou a subsecretária de Política Macroeconômica, Raquel Nadal.

Outro setor que contribuiu para a redução da expectativa de inflação para este ano foi o de serviços, que teve desaceleração na alta dos preços.

A secretaria também divulgou a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB). Ele mede a evolução da economia, por meio da soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Para 2024, a projeção de crescimento do PIB permaneceu em 2,2%, como no último boletim divulgado em novembro do ano passado.

É que setores da economia como indústria e comércio tiveram aumento nas expectativas de crescimento. Mas, não foi o caso da agropecuária, como destaca a subsecretária Raquel Nadal.

Para os anos seguintes, até 2028, espera-se um crescimento do PIB em torno de 2,5%.

Sobre a Selic, a taxa básica de juros da economia, a Secretaria de Política Macroeconômica destacou a trajetória de queda adotada pelo Banco Central, com média de 9% ao ano para 2024.

E a expectativa de déficit do governo teve uma leve redução, ficando em quase 83 bilhões de reais negativos para este ano. Para 2027, espera-se um déficit menor: cerca de 34 bilhões de reais.

E a relação dívida/PIB deve ficar em 77% este ano e aumentar até 84% em 2027. Essa relação mede o quanto o país deve em relação à riqueza que ele produz.

Edição: Bianca Paiva/Francisco Sousa

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo