Viva Maria: Pesquisadora explica migração dos Terena para as cidades

Publicado em 28/10/2015 - 09:12 Por Apresentação Mara Régia - Palmas (TO)

Nesta edição Viva Maria compartilha os ecos de uma mesa redonda sobre educação que aconteceu ontem na Oca da Sabedoria, na Arena dos primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas em Palmas, Tocantins.


Destaque para a participação de duas importantes lideranças indígenas: Félix Bororo e Marina Cândido Marques Terena, que também é representante do Comitê Intertribal (CIT), uma das entidades organizadoras do debate. A pesquisadora realiza estudos sobre a migração dos Terena para as cidades, especialmente Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, e também sobre educação indígena e a situação das mulheres nas aldeias.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo