Fórum em Brasília discute desafios da educação indígena no país

Debate

Publicado em 17/10/2017 - 09:07 Por Renata Martins - Brasília

A terceira edição do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena acontece até a próxima quinta-feira (19) na Universidade de Brasília. O encontro é uma atividade de educadores indígenas e indigenistas. Sérgio Banil é professor indígena do Amazonas fala dos principais desafios da educação indígena no país.

 

Sonora: “Melhorar a infraestrutura, que ainda é muito precária em alumas regiões. Melhorar a qualidade da educação, que não é educação de qualquer qualidade, é uma educação indígena específica, diferenciada, bilíngue, que valorize os saberes, as pedagogias e os conhecimentos indígenas e que tenham o interesse pelas grandes pautas nacionais. Como, por exemplo, o ensino médio que está passando por uma grande reformulação.”

 

O analista de políticas sociais do Ministério da Educação, Rafael Chukuru Cariri, avalia que, apesar dos avanços na área, é preciso superar a desigualdade étnico-racial.

 

Sonora: “Alguns indicadores mostram que as escolas indígenas ficam aquém da realidade regular do país. Em termos de formação de professores, por exemplo, em alguns anos, a gente atinge 45%, quase 50% de professores sem a formação inicial no ensino superior, quando, no Brasil, estaria em torno de 30%. A mesma coisa em comparação com estrutura física, a gente tem quase um terço de escolas indígenas sem infraestrutura.”

 

De acordo com o Censo Escolar de 2016, o Brasil tem mais de 3,2 mil escolas específicas para esses povos. Cerca de 280 mil estudantes e 20 mil professores são indígenas.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo