Na Trilha da História: A guinada de Domitila, da origem humilde à personalidade histórica do Brasil

Na Trilha da História

Publicado em 04/11/2017 - 07:55 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e começa agora mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje nós vamos falar de Domitila de Castro, mais conhecida como Marquesa de Santos, a amante mais famosa do imperador dom Pedro I. Nosso entrevistado é o pesquisador e escritor Paulo Rezzutti, autor do livro Domitila: A verdadeira história da Marquesa de Santos.

 

Ele nos conta que ela nasceu em 1797, quando São Paulo tinha apenas 20 mil habitantes. De origem modesta, a bela paulista de cabelos escuros se casou aos 15 anos com Felício Pinto coelho de Mendonça, um rapaz rico de 24 anos.

 

Os atritos começaram porque Domitila não concordava com os gastos excessivos do marido e seus casos fora do casamento. Começam os espancamentos e os estupros. Felício esfaqueia Domitila, é preso e levado para o Rio. Depois, é solto por influência do pai.

 

Mas a sorte da paulista começa a mudar em agosto de 1822, quando ela conhece dom Pedro I. Os dois começaram um romance pouco antes da independência. Dom Pedro I não escondia o affair, tanto que transformou Domitila em dama-camariça da esposa, a imperatriz Leopoldina.

 

Depois, ela ganhou do imperador o título de Marquesa de Santos. Em trocas de cartas, os dois se chamavam por apelidos. Ela dizia: demonão, fogo, foguinho. Ele: Titilia, minha filha, minha doce Titília. O romance esfriou com a morte de Leopoldina e, logo depois, com o segundo casamento de dom Pedro.

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o biógrafo Paulo Rezzutti, músicas da banca Lítera, que produziu um disco todinho ao caso que Domitila teve com dom Pedro I! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser entrar em contato com a gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

 

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo