História Hoje: Mem de Sá morre após 14 anos governando o Brasil, maior colônia de Portugal

História Hoje

Publicado em 02/03/2018 - 07:01 Por Apresentação José Carlos de Andrade - Brasília

O nobre português Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, morre em 2 de março de 1572. Sua administração é merca pela expulsão definitiva dos franceses do país.

 

Ele nasce em Coimbra, em 1500, estuda direito na Universidade de Salamanca. Depois de exercer por várias vezes o cargo de juiz, é designado pela rainha Dona Catarina como governador-geral do Brasil, a maior colônia portuguesa.

 

Assume o cargo em 1558 e encontra uma situação política difícil. Governo e igreja não se entendiam. Os índios se rebelavam em várias capitais. Com ajuda dos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, Mem de Sá consegue firmar a paz entre portugueses e tamoios, que ameaçava a segurança de São Paulo e São Vicente.

 

Luta contra a fome e a varíola, que atingem a Bahia. Mas a expulsão dos franceses é o ato mais importante de seu governo. Os franceses tinham tomado uma ilha na Baía da Guanabara e pretendiam fundar uma colônia chamada França Antártica.

 

Na ilha, eles ergueram um forte e conquistaram índios tamoios como aliados. Em 1560, o governador-geral ataca o forte Coligny e expulsa os franceses da ilha. Mas, mesmo refugiados, os franceses retomam o tráfico de mercadorias.

 

Em 1565, Mem de Sá convoca o sobrinho Estacio de Sá, que inicia a construção e funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, para impedir novas invasões. A cidade se transforma em um verdadeiro forte com a finalidade de combater os franceses e seus aliados índios que ameaçavam o litoral até São Vicente.

 

Depois de mutias batalhas, em 1567, os franceses são expulsos definitivamente do Brasil. Mem de Sá governou a colônia por 14 anos. Seu governo é marcado pela prosperidade e uma paz relativa.

 

Ele incentivou a produção açucareira, agricultura e pecuária e decretou leis que proibiam a escravidão dos índios catequizados.

 

Combateu ainda a antropofagia e estimulou o tráfico de escravos africanos para o Brasil. Em 1572, Mem de Sá decide voltar para Portugal, mas morre repentinamente. Seu corpo foi e enterrado no cruzeiro da igreja dos jesuítas, na Bahia.

 

*Sonoplastia: Messias Melo

 

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo