Na Trilha da História: Ana Bolena, a rainha que Henrique VIII quis para gerar um sucessor homem

Na Trilha da História

Publicado em 19/05/2018 - 06:22 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História. Hoje nós vamos falar sobre um dos casamentos mais famosos da monarquia inglesa: o do rei Henrique VIII com Ana Bolena.

 

Nosso entrevistado é o historiador Renato Drummond Neto, autor do livro Rainhas Trágicas. E nossa história começa quando em 1527, quando o rei inglês Henrique VIII pediu a anulação do casamento com a rainha Catarina de Aragão. O motivo? O casal havia tido uma única filha, e Henrique insistia em ter um homem como herdeiro.

 

Sonora: “Mas, na Inglaterra, nunca havia acontecido de uma mulher governar, então acreditava-se que deveria ser um homem. Então, essa busca do Henrique VIII por um sucessor do sexo masculino e por aumentar o poder da coroa em detrimento da Igreja foi transformando um pouco o caráter dele."

 

Numa época em que as mulheres eram malvistas no trono e eram culpadas por qualquer problema na gravidez, o rei decidiu se livrar da esposa. Enquanto isso, uma jovem muito sedutora e ambiciosa chamada Ana Bolena despertava a paixão de Henrique VIII.

 

Sonora: "O Henrique VIII tinha o plano de transformar a Ana Bolena em amante dele e oferece para ela o posto de amante titular, que era inédito na Inglaterra, mas ela recusa. Na qualidade de súdita, ela não podia simplesmente barrar o rei ou impedir que ele a visitasse. Mas ela não queria comprometer um futuro casamento se tornando amante dele."

 

Para conseguir se casar novamente, Henrique rompeu com a Igreja Católica, e a anulação do casamento ocorreu em 1533.

 

Sonora: "Tinha, no texto bíblico, uma passagem que dizia que o homem que se casasse com a esposa de seu irmão estaria cometendo um pecado e não sobrariam filhos saudáveis dessa união. Então ele toma esse texto como base para sua argumentação para a invalidade desse casamento e vai dizer que o papa não tinha autoridade para emitir uma bula autorizando aquele casamento dele com Catarina de Aragão.”

 

Ana Bolena tornou-se, então, a nova rainha da Inglaterra, mas, por brincadeira do destino, também só gerou uma menina.

 

Sonora: "Ana passou alguns anos vivendo em constante tensão. Essa pressão que ela tinha para produzir um herdeiro do sexo masculino para a Coroa tirou muito da vitalidade dela. É possível que, no ano de 1534, ela tenha sofrido um aborto e depois novamente no ano de 1536."

 

O preço de não ter dado um herdeiro homem a Henrique VIII foi caro. Acusada de adultério, Ana Bolena foi condenada à morte.

 

Sonora: "Apesar de ela ter feito uma defesa brilhante contra aqueles crimes que atacavam a fidelidade conjugal dela, ela foi considerada culpada e sentenciada a morrer decapitada ou queimada na fogueira, conforme a vontade do rei. O rei Henrique VIII decide dar a Ana uma morte que até poderia ser considerada misericordiosa, que era a morte por decapitação, que era o tipo de morte reservada às pessoas da nobreza."

 

Apesar do fim trágico de Ana Bolena, a história reservava mais uma surpresa. Foi a filha dela, Elizabeth, uma das rainhas mais longevas da Inglaterra: permaneceu no trono por 44 anos.

 

Sonora: "É uma das ironias da história. O rei Henrique VIII se casou com Ana na esperança de que ela gerasse um herdeiro do sexo masculino, mas, no final, foi a filha que ela teve com ele que se mostrou uma sucessora à altura do pai."

 

Esta foi mais uma versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o historiador Renato Drummond Neto, músicas da escocesa Karliene Reynolds, que produziu um disco inteiro inspirado na história de Ana Bolena.

 

Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma sugestão de tema pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

 

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo