A Incrível Máquina de Livros passa por Brasília e estimula a leitura e troca de livros

Boas Ideias

Publicado em 19/06/2018 - 15:35 Por Danyele Soares - Brasília

Até quinta-feira (21), os brasilienses poderão participar de uma experiência mágica! É a incrível máquina de livros. O leitor coloca uma publicação em bom estado na máquina – que funciona dentro de uma van. Depois aperta um botão para especificar se quer um livro adulto ou infantil. Espera poucos segundos, enquanto a máquina processa e entrega um outro título.


A ideia surgiu em 2012 na tentativa de incentivar a leitura pelo país. Segundo Fauzi Gibran, o idealizador do projeto, a intenção era promover a leitura de forma criativa. De lá para cá, a incrível máquina conseguiu patrocínio da Lei Rouanet e saiu do papel. Em seu primeiro ano, a proposta vai passar por 21 cidades em 13 estados do país e termina o tour na Bienal do Livro de São Paulo em agosto.

 

E antes mesmo de chegar a Brasília, a máquina de livros já era esperada na capital. Cecília Barcellos, de 11 anos, acompanhou o itinerário da van pelo facebook. Nesta terça-feira (19), ela foi com a mãe trocar vários títulos e recebeu alguns que já estava na lista de desejos. A menina conta que ficou ansiosa enquanto a máquina processava a doação dela. Ao pegar os novos exemplares, avaliou:

 

E também há quem ficou sabendo ao passar pela Biblioteca Nacional, onde está estacionada. É o caso da cuidadora Cristiane Lopes. Ela caminhava até a rodoviária quando viu o projeto. Ganhou um livro de alguém que passava também e resolveu participar. Agora disse que vai divulgar o projeto no Paranoá, onde mora.

 

A incrível máquina de livros está estacionada na Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios. E o horário de funcionamento é das 9 da manhã às 6 da tarde. A troca de livros é totalmente gratuita. Basta levar um exemplar em bom estado, sem rabiscos ou páginas rasgadas. Não são aceitos livros didáticos nem gibis.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo