Na Trilha da História: Escravidão é fenômeno presente na humanidade há 10 mil anos

Na Trilha da História

Publicado em 09/06/2018 - 10:52 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História. O convidado desta semana é o escritor e historiador Rodrigo Trespach, que lançou recentemente o terceiro livro da série Histórias não (ou mal) contadas.

 

Desta vez, o tema é "Escravidão, do ano 1000 ao século XXI". Rodrigo começa nosso papo lembrando que a escravidão é muito mais antiga do que se costuma imaginar.

 

Sonora: "O homem escraviza o seu semelhante há quase 10 mil anos. Em algum momento, a partir da Revolução Agrícola - quando o homem deixa de ser nômade e passa a plantar - surge a escravidão. Cinco mil anos atrás os egípcios já se organizavam em expedições pra tomar territórios, aprisionar as pessoas e trazer esses escravos para trabalhar no Egito."

 

Ele conta que, durante muito tempo, a escravidão foi vista como algo natural.

 

Sonora: "Aristóteles, grande filósofo grego no século IV antes de Cristo, já dizia que achava isso natural, justo. O teólogo Tomás de Aquino, no século XIII, dizia que não achava natural, mas achava justo. Criaram-se grandes impérios por meio da escravização: o império romano, os gregos tinham escravos..." 

 

O historiador explica como o comércio de escravos vindos da África começou a se intensificar.

 

Sonora: "Mais recentemente, no último milênio, quando os muçulmanos começam a criar seu império no século VII, que começam a escravizar os núbios, negros que viviam na região subsaariana, é que começa um comércio de escravos mais intenso e intercambiado, isto é, vendiam para o mercado externo e interno.”

 

Durante a entrevista, Rodrigo Trespach ainda mostra a diferença entre servos e escravos, dizendo que os servos geralmente trocavam o trabalho na terra de senhores feudais por comida e proteção. Já os escravos seriam prisioneiros de guerras que se transformavam em mercadoria. Mas o escritor mostra que há exceções.

 

Sonora: "Quando a Rússia aboliu a servidão, no século XIX, havia 22 milhões de servos na Rússia. E esses servos russos... alguns viviam muito bem, mas a maioria também sofria tortura e era considerada propriedade."

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o historiador Rodrigo Trespach, músicas relacionadas à escravidão! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. Também dá para ouvir pelo aplicativo "Rádios EBC", disponível para os sistemas IOS e Android. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

 

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo