Mensalidades das escolas particulares do DF podem subir até 8% no ano que vem

Educação

Publicado em 21/09/2018 - 16:50 Por Dayana Vitor - Brasília

Os pais podem preparar os bolsos, porque as mensalidades das escolas particulares para o próximo ano podem subir de 5% até 8%. A previsão é do SINEPE - Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF. Mas o órgão acredita que a maior parte dos reajustes devem ser próximos ao INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que está em 5%.


O diretor financeiro do Sindicato, Clayton Braga, explica o que as escolas devem levar em conta na hora de aumentar as mensalidades.

 

De acordo com o sindicato, planilhas de todos os custos das escolas devem ser divulgadas aos pais, 90 dias antes do próximo ano letivo. Elas servem para mostrar os aumentos das despesas no ano corrente que justificarão o reajuste proposto para o próximo ano.

 

Não existe uma lei que estabeleça o índice para a elevação das mensalidades. Portanto, os pais só poderão acionar o PROCON, se constatarem alguma irregularidade.

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo