Denise Pires de Carvalho é a primeira mulher à frente da UFRJ, maior universidade do país

Reitoria

Publicado em 03/06/2019 - 19:14 Por Tâmara Freire - Brasília

A nomeação da professora Denise Pires de Carvalho como nova reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi publicada nesta segunda-feira (3), no Diário Oficial da União.

 

Ela será a primeira mulher à frente da maior universidade federal do país, com mais de 4 mil docentes e 67 mil estudantes. A nova reitora assume o cargo no dia 2 de julho e pretende dar uma atenção especial à graduação.

 

Sonora: “A gente se envolve muito com a pós-graduação, de excelência, mas a nossa graduação tem estado esquecida. Muitos estudantes evadem. Não conseguem concluir os cursos. Não é uma especificidade da UFRJ. Mas eu tenho vontade de voltar a protagonizar, tenho vontade que a UFRJ volte a ser de vanguarda. Quem sabe um projeto desenvolvido aqui pra diminuir a evasão e a retenção, esse projeto possa ser aplicado em outras universidades brasileiras. E quem sabe a universidade consegue inovar também sobre esse aspecto?”

 

A nova reitora também declarou que a restrição orçamentária será um desafio, mas que um dos caminhos para driblar a questão é fortalecer as parcerias com empresas.

 

Sonora: “A gente tem um parque tecnológico muito forte na área de óleo e gás. A gente quer ampliar para a área biomédica. Fazer parcerias com mais empresas. Porque já existem. As empresas já estão aqui dentro. Tem que haver é uma ampliação de áreas de atuação dessas empresas. Pretendemos é que haja uma maior transparência na utilização desses recursos que são arrecadados através desses projetos com as empresas e que esses recursos possam ser distribuídos em todas as áreas da universidade e não fiquem concentrados apenas nas áreas que têm interação com as empresas.”

 

Denise de Carvalho é médica e concluiu tanto a graduação, quanto o mestrado e o doutorado pela UFRJ. Atualmente é professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e leciona para diversos cursos de graduação e pós.

 

Ela recebeu a maioria dos votos na eleição realizada no mês de abril e foi a candidata indicada pelo presidente Jair Bolsonaro a partir da lista tríplice resultante da eleição.

 

Denise terá como vice-reitor o professor do Instituto de Economia Carlos Frederico Leão Rocha.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo