Na Trilha da História: Há 50 anos o homem chegava à Lua

Na Trilha da História

Publicado em 06/08/2019 - 08:11 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje nós vamos falar sobre os 50 anos da chegada do homem à Lua! O historiador Felipe Pereira Loureiro, professor da Universidade de São Paulo, nos conta que essa conquista se deu no dia 20 de julho de 1969, em meio a um contexto político de acirrado conflito travado entre os Estados Unidos e a União Soviética.

 

(Felipe Pereira Loureiro)

 

O historiador lembra que a corrida espacial exercia uma função-chave nessa época. Ambas as potências queriam comprovar sua superioridade tecnológica e desenvolver ferramentas que lhes dessem controle sobre o planeta, como satélites e foguetes.


(Felipe Pereira Loureiro)

 

A União Soviética conseguiu enviar à órbita terrestre o Sputnik, o primeiro satélite, em 1957. Em 61, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin foi o primeiro homem a tripular uma nave espacial em volta da Terra. Mas foi uma espaçonave norte-americana que levou o homem à Lua, como nos lembra o engenheiro mecânico José Bezerra Pessoa Filho, que se dedicou por mais de 30 anos à Tecnologia Aeroespacial.

 

(José Bezerra Pessoa Filho)

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além das entrevistas na íntegra com o historiador Felipe Loureiro e o engenheiro mecânico José Bezerra, músicas sobre a chegada do homem à Lua! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. Aqui na Nacional FM, programa passa no sábado, às 11 da manhã, com reprise na quinta, às 10 da noite. E se você quiser mandar uma mensagem pra gente nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo