Enem 2019: Aumenta ansiedade na véspera do exame, em especial nos novatos

Domingo de Prova

Publicado em 01/11/2019 - 08:15 Por Sayonara Moreno - Brasília

Os dias úteis se foram e fim de semana bate na porta! Para quem vai fazer as provas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, a ansiedade para o primeiro domingo de aplicação vai aumentando.

 

Levantamento do Inep, responsável pelo Enem, mostra que quase metade dos candidatos, este ano, vão fazer as provas pela primeira vez. Serão 2,4 milhões de marinheiros de primeira viagem, num mar com mais de 5 milhões de navegantes.

 

Quem pretende resistir as horas de prova, é o estudante João Paulo de Araújo, de 18 anos. Fazendo o Enem pela primeira vez, vai tentar ingressar no curso de Engenharia Mecânica. E no fim de semana da prova, ele quer mesmo é dar uma revisadinha de leve, mas a prioridade vai ser o descanso.

 

Alguns vão aproveitar o sábado para revisar alguns conteúdos e treinar redação. Mas outros candidatos vão seguir o que recomendam os especialistas: descansar a mente e realizar atividades leves, como esportes, ver filmes, dançar e dar uma aliviada na mente.

 

E com o aumento da ansiedade pelas provas, o ideal é, também, cuidar da alimentação na véspera e no dia da prova. Alimentos leves e tomar, sempre, bastante líquido.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo