Enem 2019: com fim do horário de verão, candidatos devem ficar atentos aos relógios

Fim do Horário de Verão

Publicado em 31/10/2019 - 08:43 Por Sayonara Moreno - Brasília

Faltam três dias para o primeiro domingo de provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.

 

E, até lá, é importante ir se programando em alguns pontos: um deles, muito importante é o temido relógio.

 

Um atraso de segundos pode deixar qualquer candidato do lado de fora dos portões de local de prova.

 

Uma dica importante é checar se os celulares estão no horário normal de sua localidade, porque, mesmo com a extinção do horário de verão, alguns aparelhos adiantaram, sozinhos, os relógios neste mês de outubro. Como o Brasil tem fusos diferentes, a hora não é a mesma em todos os mais de 1,7 mil  municípios onde vai ser aplicado o Enem.

 

No Acre, por exemplo, junto com 13 municípios do Amazonas, os portões estarão abertos às 10h e serão fechados às11h. No restante do Amazonas, e nos estados de Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os portões ficam abertos entre 11h e 12h.

 

Nos demais estados e no Distrito Federal, a entrada dos candidatos vai começar às 12h e os portões se fecham às 13h, em ponto!

 

No próximo domingo, dia três, as provas terão duração de cinco horas e meia. E no domingo do dia 10, a aplicação das provas vai durar meia hora a menos.

 

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo