Organização e tranquilidade: o que os candidatos não podem esquecer para o Enem

Hora da prova

Publicado em 02/11/2019 - 07:00 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste e no próximo domingo em todo o país. Mais de 5 milhões de pessoas participam do processo, realizado anualmente pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação.


O Enem é o principal instrumento de acesso ao ensino superior e, por esta razão, uma prova muito esperada. Além de toda a preparação, os estudantes precisam estar atentos aos detalhes, como o material permitido durante a realização do Exame. E também aquilo que é imprescindível, como o documento oficial de identificação e caneta de cor preta, feita com material transparente.


O diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, alerta para a importância de checar o local com antecedência, levando em conta o tempo que o candidato vai gastar no deslocamento.


“A gente sabe que domingo tem menos horário de ônibus e metrô. Então é importante que a pessoa saiba como chegar, quanto tempo leva, se tem algum evento que possa atrapalhar, como jogo de futebol, competição esportiva, show. Não que seja perto do local, mas que esteja no caminho”.


O diretor também chama a atenção para uma novidade. Este ano, o cuidado com o celular precisa ser redobrado. Isso porque o Inep mudou as regras, e qualquer toque - mesmo um alarme emitido com o aparelho desligado - resultará na eliminação do candidato.


“Até o ano passado se tocasse o alarme com o celular desligado a pessoa não era eliminada. Esse ano será eliminada. Já tivemos eliminações no Encceja, que já teve essa característica no edital. É para proporcionar maior segurança para os participantes, para que todos possam competir e ter o melhor resultado com isonomia. E para evitarmos mais uma forma de fraude, conforme orientação da Polícia Federal. Então não esqueça de desligar o telefone e o alarme”.


Na primeira etapa, que acontece neste domingo, serão aplicadas questões de ciências humanas e linguagens, além da redação. A dissertação costuma gerar ainda mais ansiedade na maioria dos candidatos, como revela a estudante Joana Ribeiro.


“Apesar de que a gente vem se preparando o ano todo para isso, fazendo várias redações e estudando muito, a gente fica nervoso com o tema da redação, que é no primeiro domingo. Então a gente fica tentando imaginar qual seria o tema e tentando pensar em vários argumentos e contextualizações”.


Joana, que tenta uma vaga para o curso de Medicina, um dos mais concorridos, também dá dicas de como controlar o nervosismo, comum na reta final de preparação para o Enem.


“Uma das partes importantes do vestibular é você manter o equilíbrio psicológico, não é só saber todas as matérias. Mas a gente tenta manter a calma, tentando manter uma boa alimentação, fazendo algum exercício físico, conversando com os amigos sobre outras coisas. E tentar pensar que você fez o que você pôde durante o ano todo, e que a gente é capaz de passar”.


No último domingo do exame, dia 10 de novembro, será a vez das questões de ciências da natureza e matemática. De acordo com o cronograma do Inep, no dia 13 de novembro serão divulgados os gabaritos e os cadernos de questões.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo