Projeto do Unicef que usa tecnologia para combater evasão escolar será aplicado no Acre

Unicef

Publicado em 02/10/2019 - 22:06 Por Bianca Paiva - Brasília

Com altos índices de evasão nas escolas, o estado do Acre aderiu ao projeto Busca Ativa Escolar, que faz parte da campanha “Fora da escola não pode!”, promovida pelo Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

 

A PNAD 2015, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, revelou que 26 mil crianças acreanas não frequentavam instituições de ensino naquele ano. O número correspondia a 11,6% do total de crianças do estado.

 

O projeto Busca Ativa Escolar procura melhorar essa situação utilizando uma ferramenta tecnológica que auxilia na identificação dessas crianças e adolescentes e do motivo da evasão. Também incentiva o retorno e a permanência delas no ambiente escolar. É o que explica a coordenadora do Unicef no território amazônico, Anyoli Sanabria.

 

No Acre, a evasão escolar é maior na área rural, onde estão concentradas 66% das escolas públicas do estado, segundo Marinete Adriana Melo, coordenadora estadual do projeto. Para ela, a ferramenta, que é online e gratuita, facilita a troca de informações entre gestores e a elaboração de políticas públicas, levando em consideração as grandes distâncias e outras peculiaridades da região amazônica.

 

Além do Acre, outros três estados da Amazônia já aderiram ao projeto Busca Ativa Escolar do Unicef: Tocantins, Maranhão, Pará.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo