Enem 2019 tem menor abstenção da história

Enem 2019

Publicado em 03/11/2019 - 22:08 Por Lucas Faria - Brasília

O Exame Nacional do Ensino Médio teve a menor abstenção da história. O dado foi divulgado na entrevista coletiva concedida pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, após o termino do primeiro dia do exame. De acordo com o balanço, um milhão e duzentas mil pessoas não compareceram aos locais de prova, o que representa cerca de 23% do total de inscritos.

 

Trezentas e setenta e seis pessoas foram eliminadas em todo o país por descumprirem regras do edital. Para o Ministro Abraham Weintraub, o Enem transcorreu com tranquilidade.

"Foi um sucesso, deu certo... foi o mais baixo em termo de custo por aluno e o mais baixo em termos de problemas", afirmou o ministro.

 

Apesar de ter sido vazada uma foto da prova de redação, o ministro garantiu que nenhum candidato foi prejudicado. A suspeita é de que um aplicador tenha pegado a prova de um candidato ausente e divulgado nas redes sociais. Weintraub afirma que o autor do vazamento responderá judicialmente pela divulgação.

 

"Ele vai ter que responder pela ação. Houve a tentativa de colocar em xeque o Enem. Ele está mexendo com a vida de cinco milhões de pessoas", declarou o ministro.

 

No próximo domingo, dia 10, os candidatos realizarão a segunda etapa do Exame. Desta vez, serão cobrados conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática. E no dia 13 de novembro, quarta-feira, os participantes terão acessos aos gabaritos oficiais da prova pelo portal do Inep, no endereço inep.gov.br, ou pelo aplicativo do Enem.

 

 

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo