Governo do RJ vai distribuir chips para aula virtual

Acesso à internet

Publicado em 22/04/2020 - 11:58 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro decidiu distribuir chips para acesso à internet aos alunos da rede pública de ensino. A medida chega pouco mais de um mês depois que escolas e universidades suspenderam as aulas em todo o estado, como forma de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

 

Com o fechamento das escolas por tempo intederminado, o ensino à distância foi a solução encontrada para dar continuidade ao ano letivo, em meio ao cenário imposto pela pandemia. O anúncio de uma plataforma online para oferecer aos estudantes o conteúdo das disciplinas foi feito pelo governador Wilson Witzel no dia 30 de março. Mas, quem não tem acesso à internet continua sem conseguir acompanhar as aulas.

 

Para minimizar o problema, serão distribuídos 750 mil chips, conforme explicou o secretário de estado de Educação, Pedro Fernandes. Além dessa iniciativa, o secretário ressaltou que todo o material escolar será impresso e entregue na casa dos alunos dentro dos próximos dias.

 

Antes do anúncio dessa medida, o Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com uma ação contra o estado cobrando que as aulas virtuais não fossem contabilizadas no calendário do ano letivo.

 

O Ministério Público argumenta que a maioria dos alunos não tem internet em casa para acompanhar o conteúdo didático. O órgão cita dados da própria Secretaria de Educação, que apontam que 20% dos estudantes da rede, cerca de 150 mil alunos, estão em situação de exclusão digital.

 

O MPRJ recomendou, inclusive,  a suspensão das aulas virtuais, até que fosse esclarecido como se daria o cumprimento integral da carga horária mínima anual. A justiça, no entanto, emitiu decisão favorável a continuidade do ensino não presencial, destacando que os alunos sem acesso a intenet devem receber o material impresso em casa.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo