Professores e estudantes relatam dificuldades que encontram com aulas online na pandemia

Aulas on-line

Publicado em 22/04/2020 - 18:31 Por Carol Barreto - Rio de Janeiro

A pandemia do novo coronavírus transferiu, de uma hora para outra, as salas de aula para o ambiente doméstico. Impedidos de frequentar o ambiente escolar para não gerar aglomerações, professores e estudantes têm tido algumas dificuldades com as aulas online.

 

Professor de biologia de uma escola particular do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Glielmo comenta as dificuldades que tem encontrado no processo.

 

Sonora: “A grande novidade, para nossa profissão, são as aulas on-line. É uma novidade que está exigindo muito, muito do professor...”

 

Vestibulanda de medicina e estudante da rede privada de ensino do Rio, Ana Carolina Queiroz afirma que, no início, foi difícil, mas que agora já se adaptou às aulas online.

 

Sonora: “A minha experiência nessa quarentena com relação aos estudos tem sido diferente. No início do isolamento, foi bem difícil assistir aulas não presenciais, mas agora já estou mais acostumada...”

 

Professora de português da rede estadual de ensino do Rio, Carla Martins pontua as dificuldades que vem encontrando.

 

Sonora: “Os nossos alunos não têm acesso à internet, a computador, ou a celular, com internet decente. Não tem esse acesso e, quando tem, tem muitas pessoas para usar...”

 

Carla comenta a dificuldade dos pais de seus alunos de acompanharem os estudos de seus filhos.

 

Sonora: “O que dificulta o trabalho home office do professor? A gente tem que lidar com a realidade do estudante do ensino público, principalmente do ensino municipal, que ele não tem tanto o suporte da mãe e do pai, pois a maioria está trabalhando pois trabalha em atividades essenciais...”

 

Estudante do 3º ano do ensino médio da rede pública de São Paulo, Gabriela Sahu pontua suas dificuldades com as aulas online.

 

Sonora: “A maior dificuldade que tanto eu quanto outros alunos estão enfrentando com relação às aulas on-line é a questão do presencial, pois não conseguimos tirar muito as nossas dúvidas. Às vezes, temos que passar áudio....”

 

Escolas de vários estados do país adotaram as aulas online como forma de dar continuidade ao ano letivo enquanto durar a pandemia.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo