Ensino a distância aumenta desigualdade socioeconômica entre estudantes, revela pesquisa

Instituto Datafolha

Publicado em 29/06/2020 - 13:26 Por Anna Luisa Praser - Brasília

[BG Verso de cordel]

 

Esse verso, trecho de um cordel escrito pelo professor José Gilson Lopes, descreve um pouco da nova rotina escolar em tempos de pandemia. O educador, que vive em Fortaleza, narra, com rimas, os desafios enfrentados para que o conteúdo chegue aos alunos.

 

Esforços esses que têm tido resultados. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido do Itaú Social, Fundação Lemann e Imaginable Futures, mostrou que 74% dos estudantes matriculados na rede pública de ensino em todo o país recebem algum tipo de atividade – materiais impressos, online ou mesmo videoaulas, durante a suspensão das aulas.

 

Além disso, de acordo com o levantamento, a maioria dos alunos que acessam essas atividades – 84% - disseram dedicar mais de uma hora por dia aos estudos.

 

A análise, no entanto, mostrou a discrepância entre as regiões brasileiras no que diz respeito ao acesso à internet. Das famílias entrevistadas, 41% declararam não ter internet banda larga. Nas regiões Norte e Nordeste, esses índices são ainda maiores e chegam a 63% e 47%, respectivamente.

 

Os pretos e economicamente menos favorecidos são os mais impactados, tanto pela falta de acesso à internet quanto por outras situações, como aponta a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento no Itaú Social, Patricia Mota Guedes.

 

Outro cenário avaliado foi a quantidade de dispositivos para se conectar à internet. Embora 96% dos entrevistados tenham declarado ter, pelo menos, um equipamento, como smartfone, tablet, computador e mesmo smart TV, na prática, isso não é suficiente para garantir que os alunos consigam acessar os conteúdos das aulas e atividades.

 

O professor de língua portuguesa, José Gilson Lopes, vive esse cenário de perto e relata que muitas vezes o planejamento da aula não atinge o objetivo.

 

Erlaine Cristina Reis, mãe de uma aluna do 8º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Professor Ademar Nunes Batista, também na capital cearense conta que, apesar de a filha não ter tido dificuldade, convive com outras pessoas que não tiveram a mesma sorte.

 

A nova rotina de ensino, remota, revela também uma outra faceta: muitos dos entrevistados, sobretudo do ensino médio, apresentam dificuldade de acompanhar os conteúdos. Esse ponto, atrelado à falta de acesso à internet e de dispositivos, tem gerado incerteza nos pais: um terço dos entrevistados – 31% - temem que os filhos abandonem a escola.

 

Ao todo, foram realizadas 1.028 entrevistas com pais ou responsáveis por 1.518 alunos da rede municipal e estadual de ensino, em todo território nacional. Dos que responderam, 55% se declararam pardos ou pretos, 37% brancos, 2% amarelos, 2% indígenas. E 4%, outros.

 

* Áudio substituído às 10h58 de 30/06/2020 devido à ampliação da reportagem

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo