Opinião sobre volta às aulas no DF divide escolas, professores e pais de alunos

Volta às aulas no DF

Publicado em 03/07/2020 - 10:19 Por Renata Martins - Brasília

Escolas, professores, pais de alunos e governo divergem sobre o retorno presencial das atividades escolares no Distrito Federal. Decreto do GDF publicado nessa quinta-feira (3) autoriza a volta às aulas em escolas e universidades.

 

As instituições particulares de ensino retomam as atividades a partir de 27 de julho. No dia 3 de agosto, está previsto o retorno das aulas nas escolas públicas. As creches permanecem fechadas.

 

O Sindicato das Escolas Particulares comemorou a definição da retomada das aulas. O presidente do Sinepe-DF, Álvaro Domingues, afirma que o anúncio com quase um mês de antecedência vai permitir que os estabelecimentos se organizem.

 

Mas a medida encontra resistência. A psicóloga Susan Isozaki acha imprudente o retorno enquanto os casos de covid-19 seguem crescendo. Susan afirma que não vai permitir que a filha de 10 anos volte pra sala de aula neste momento e está disposta a trocá-la de escola.

 

O retorno dos estudantes deve ser feito de forma escalonada, parte dos alunos em regime presencial e outra acompanhando as aulas a distância.

 

Para a reabertura, o governo do Distrito Federal exige cumprimento de protocolos e medidas de segurança. As carteiras devem ter distância de 1,5 metro umas das outras. As escolas precisam disponibilizar dispenser com álcool em gel ou locais para a lavagem das mãos com sabão e toalhas de papel descartáveis.

 

As filhas de 11 e 14 anos, de Dayse Barros, estudam em escola pública. Segundo ela, diversas mães já se posicionaram contra a decisão e não vão permitir que os filhos voltem às aulas em meio a pandemia. Dayse não acredita que a escola consiga cumprir as exigências.

 

Dayse criou um movimento usando a hashtag #Meufilhonãovolta: Nenhum aluno na escola, todos com vida em casa.

 

O Sindicato dos Professores criticou a decisão. Rosilene Corrêa, diretora do Sinpro, acredita que retomar as atividades presenciais neste momento é potencializar a capacidade de infectar pessoas. Segundo ela, não há acordo sobre a questão.

 

A Secretaria de Educação informou que vai garantir o distanciamento físico necessário adotando um modelo de revezamento: em uma semana metade dos estudantes de cada turma frequenta a escola presencialmente enquanto a outra metade faz atividades impressas ou digitais em casa. Na semana seguinte, os grupos trocam de lugar.

 

No material divulgado pela secretaria, não há informações sobre a compra do material para proteção e higienização das escolas e dos estudantes.

 

Segundo a pasta, de 27 a 31 de julho, os professores e profissionais da área serão capacitados para atuação presencial.

 

Para o médico Farid Buitrago, não é possível garantir que os estudantes cumpram as medidas de segurança.

 

O Distrito Federal tem meio milhão de estudantes na rede pública e mais de 150 mil em escolas particulares. As aulas presenciais estão suspensas desde março para evitar a disseminação do coronavírus.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo