Vídeo com críticas ao isolamento, no Rio, gera críticas e sai do ar

Rio de Janeiro

Publicado em 28/07/2020 - 13:02 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Às vésperas da possível volta às aulas no Rio de Janeiro, o sindicato dos estabelecimentos de ensino da cidade decidiu atacar as medidas de isolamento social contra o novo coronavírus, em um vídeo publicado nas redes sociais, no fim de semana. A repercussão foi tão negativa que o vídeo já não está mais nos perfis do Sinepe-Rio, mas ainda circula pelas redes e traz a seguinte mensagem.

 

O sinepe defende a voltas às aulas, que foi autorizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, mas apenas para os níveis quatro, quinto, oitavo e nono do ensino fundamental e somente nas escolas particulares. Mas há um impasse entre governos, já que a Secretaria Estadual de Educação alega que cabe a ela decidir sobre a rede privada de ensino, e as aulas não devem voltar até que a cidade esteja em bandeira amarela, a mais branda na avaliação de risco para coronavírus.

 

O sindicato dos professores do municipio do Rio que já se posicionou contrário à reabertura recebeu com indignação o vídeo do Sinepe. O vice-diretor do Sinpro, Afonso Celso Teixeira, afirmou que os professores esperam que o sindicato patronal faça uma retratação.

 

E mesmo entre as escolas filiadas ao sindicato da rede particilar, a recepção não foi das melhores. Pelo menos três entre as mais tradicionais do Rio de Janeiro - o Colégio São Vicente de Paulo, as Escolas Sá Pereira e Edem - enviaram comunicados aos pais afirmando que discordam do conteúdo.

 

A mensagem do vídeo também contraria o posicionamento da Fundação Oswaldo Cruz, principal referência científica do país no combate de doenças infecciosas, como coronavírus. Em dois estudos divulgados na semana passada, a Fiocruz afirma que é precipitado o retorno às aulas sem o controle da pandemia, justamente porque representaria uma quebra significativa no isolamento social das crianças e adolescentes, que podem se tornar vetores do vírus, além de desenvolverem a Covid-19.

 

Até o fechamento desta reportagem, o Sinepe não se posicionou sobre os repúdios contra os vídeos divulgados no fim de semana.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo