Aulas presenciais no RJ podem acontecer a partir de 14 de setembro

A reabertura depende do risco de contaminação pela Covid-19 da região

Publicado em 20/08/2020 - 12:29 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

As escolas particulares em todo o estado do Rio de Janeiro podem retomar as aulas no dia 14 de setembro e as escolas públicas no dia 5 de outubro. A medida consta do decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, nessa quarta-feira(19).

O decreto diz que a autorização para o retorno das aulas vale apenas para regiões que permaneçam em baixo risco de contaminação pela Covid-19 por, no mínimo, duas semanas seguidas antes da data prevista para a abertura.

E a partir desta quinta-feira(20), também estão autorizados o funcionamento e a reabertura de estabelecimentos culturais para as regiões da Baía da Ilha Grande, Baixada Litorânea, Metropolitana I e Metropolitana II (que inclui os municípios do Rio, Baixada Fluminense, São Gonçalo e Niterói), Noroeste, Norte e Serrana, que apresentam bandeira amarela.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador Wilson Witzel; a secretária extraordinária de Covid, Flávia Barboza; e o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, explicaram que o cenário epidemiológico do Estado favorece o retorno às aulas. Segundo Flávia Barbosa, a flexibilização está amparada em dados técnicos.

"O cenário epidemiológico atual é bastante favorável. O Estado do Rio de Janeiro, como todo, encontra-se de baixo risco..."

O secretário Pedro Fernandes disse que, nas escolas particulares, as salas devem ser ocupadas com apenas 1/3 dos alunos. Já, nas escolas públicas, os profissionais de Educação que estiverem no grupo de risco para a Covid-19 devem continuar fazendo o trabalho remoto.

Para o diretor do Sindicato das Escolas Particulares do Rio de Janeiro, Frederico Venturine, os estabelecimentos estão preparados para o retorno e vão seguir todos os protocolos e regras de ouro definidas em conjunto com as autoridades de saúde.

Mas, o Sindicato dos Professores das Escolas Particulares do Rio de Janeiro informou que o governo não apresentou os dados que garantam a curva decrescente da epidemia. A categoria mantém a decisão de não retornar as atividades presenciais, tomada em assembleia virtual no início deste mês.


 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo