Estado e Município do Rio concordam com retorno das aulas presenciais

Professores acham que é prematura a volta dos alunos para a escola

Publicado em 19/08/2020 - 14:31 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

15 de setembro. Essa é a data prevista para o retorno às aulas presenciais no Rio de Janeiro. A projeção é da Secretaria Estadual de Saúde, que deve sustentar a decisão da Secretaria de Educação a respeito da rede do Estado, e também o decreto governamental autorizando a volta das atividades nas unidades de ensino privado.

E desta vez não há discordâncias com a capital, já que o prefeito Marcelo Crivella também projetou a reabertura das escolas municipais de Ensino Fundamental para o mesmo período.

De acordo com o governo do Estado, nos próximos 15 dias, será feito um planejamento completo desse retorno, com protocolos factíveis e confiáveis, baseados no acompanhamento epidemiológico da Covid-19 nas diferentes regiões em todo o Rio de Janeiro, para garantir a total segurança tanto dos alunos quanto dos profissionais.

Esses protocolos vão determinar que menos alunos fiquem em cada sala; e também o uso obrigatório de máscara, o distanciamento social, mudanças na distribuição da merenda escolar e controle sorológico de professores e estudantes.

Para os professores não é suficiente. O presidente do Sinpro, sindicato que representa os profissionais da rede particular, Osvaldo Teles, diz que a categoria só se sentirá segura com o aval de autoridades sanitárias, a exemplo da Fiocruz.

Posição semelhante tem o Sepe, o Sindicato dos Professores da Rede Pública, tanto estadual quanto do município do Rio, que também decretou greve das aulas presenciais. O coordenador geral do Sepe Gustavo Miranda afirma que, além da pandemia não estar controlada, muitas escolas terão dificuldades para atender aos protocolos.

Os sindicatos ainda não agendaram novas assembleias para decidir sobre a continuidade da greve das aulas presenciais. Mas os professores seguem trabalhando de forma remota.

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo