Cresce demanda por vagas na educação infantil da rede pública de SP

Proporção pulou de 30% registrados em 2019 para 90% no mês passado

Publicado em 29/10/2020 - 11:25 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Cresceu a proporção de crianças da rede particular que buscam vagas em escolas públicas em São Paulo.

Até setembro, 90% das matrículas nas escolas públicas de educação infantil de São Paulo eram de crianças que saíram da rede particular de ensino.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, das 2.926 matrículas feitas em 2020, 2.648, ou seja, 9 a cada 10 matrículas, são de crianças que estavam matriculadas em creches ou escolas particulares.

O número total de matrículas caiu pela metade para esse período do ano, mas o aumento da demanda de estudantes que saíram da rede particular pode criar um gargalo em uma área que já enfrenta problemas de vagas.

Até o ano passado, a proporção de crianças que deixavam escolas privadas para buscar vagas em escolas públicas ficava na casa dos 30%.

A educação infantil atende crianças entre 0 a 5 anos e, em setembro desse ano, quase 7 mil crianças aguardavam na fila por uma vaga em creches públicas.

A migração de estudantes da rede privada para a pública é resultado da crise gerada pela pandemia. A prefeitura diz que está preparada para o aumento da demanda.

Segundo a Secretaria de Educação do município, foram criadas 6 mil novas vagas em escolas de educação infantil., A partir do ano que vem, vai ser implementando o transporte público escolar para bebês para preencher vagas em creches que estão ociosas e ficam a mais de 2 quilômetros da residência das crianças. E a prefeitura também aposta na compra de vagas em escolas conveniadas.

Esse último ponto é o mais polêmico. Segundo dados da prefeitura, das quase 342 mil crianças matriculadas em creches em junho de 2020, mais de 80%, cerca de 288 mil, estavam em escolas particulares que firmaram convênios com a rede pública e a prefeitura quer ampliar ainda mais esse número. Um projeto de lei foi encaminhado para Câmara de Vereadores para autorizar a compra de mais vagas em escolas particulares.

Segundo o presidente do Sindicato das Escolas de Educação Infantil de São Paulo, Eliomar Rodrigues Pereira, a Secretaria de Educação já indicou a disposição em comprar 35 mil vagas em escolas particulares, mas, com a crise, cerca de um terço das escolas fecharam as portas e foram fechadas mais de 72 mil vagas.

Outro ponto polêmico é que a compra de vagas em escolas particulares é alvo de investigação pela Polícia Civil do estado, na chamada máfia das creches.

Para o professor da Faculdade de Educação da USP, Daniel Cara, a compra de vagas na rede particular responde a interesses econômicos e não educacionais.

A assessoria de imprensa do vereador Ricardo Nunes nega as acusações de que empresas vinculados a ele estejam se beneficiando dos contratos firmados pela prefeitura para a compra de vagas em creches.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo