Escolas privadas do Rio devem ter atestado de condições sanitárias

Autodeclaração deve ser entregue à prefeitura para retomar atividades

Publicado em 13/10/2020 - 16:31 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Após a autorização de reabertura da rede de ensino particular no Rio, a prefeitura decidiu criar uma espécie de atestado de comprovação das condições sanitárias dessas escolas. O objetivo é colher informações sobre quais procedimentos foram adotados como medidas de prevenção à Covid-19.

O formulário de autodeclaração para os estabelecimentos de educação foi publicado, nesta segunda-feira, em edição extra do Diário Oficial do Município.

 O documento é de preenchimento obrigatório para creches e escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio que queiram retomar as atividades presenciais, autorizadas desde o dia 1º de outubro.

A prefeitura explicou que as escolas e creches devem preencher os formulários eletrônicos em até sete dias corridos a partir da data da publicação da norma, sob risco de penalidade. Já a partir de novembro, a autodeclaração deverá ser feita mensalmente, até o quinto dia útil, e será obrigatória enquanto estiverem vigentes as medidas de enfrentamento da pandemia no município.

A documentação está disponível na página da Vigilância Sanitária na internet.

As informações prestadas serão avaliadas pela Vigilância Sanitária, que poderá direcionar as ações de educação e fiscalização para estabelecimentos que estejam funcionando de maneira inadequada.

Ainda segundo a Prefeitura, a autodeclaração é uma forma de agilizar e favorecer o desenvolvimento de ações eficientes de educação e fiscalização, com base nas informações prestadas.

Apesar das justificativas, a medida não foi bem recebida pelo presidente do Sindicato dos Professores do Município do Rio, Oswaldo Teles.

A Prefeitura ainda determinou multas para as unidades de ensino que não preencherem o formulário ou que apresentarem informações falsas. Elas estarão sujeitas a penalidades, que podem variar de R$ 593 reais a R$ 2,6 mil, além da possibilidade de interdição e cassação da licença sanitária.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo