Estudantes da 3ª série do ensino médio voltam às aulas no Rio

Medida vale para capital e mais 15 municípios, a partir de amanhã (19)

Publicado em 18/10/2020 - 12:54 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro
Atualizado em 18/10/2020 - 15:50


Estudantes da 3ª série do ensino médio retornarão às salas de aula a partir desta segunda-feira (19) em 16 municípios do Rio de Janeiro. O retorno está previsto em 416 escolas em caráter opcional.

A decisão do governo do estado abarca os municípios que não tomaram medidas de manterem as escolas fechadas e aqueles que estão fora da região classificada como laranja, considerada de risco médio de contágio para o novo coronavírus, como é o caso de toda a região Centro Sul Fluminense. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o contingente de estudantes autorizados a voltarem às atividades presenciais somam 63 mil.

O retorno vale para a capital e cidades grandes como Niterói, Mesquita e Duque de Caxias, mas não para todas as escolas. Na capital, serão 19 que voltarão a ter aulas presenciais, incluindo as modalidades regular, técnico e Educação de Jovens e Adultos, o EJA.

O retorno, no entanto, não conta com o apoio dos profissionais de educação que estão em greve para que o estado continue estimulando o ensino remoto e possibilitando as condições adequadas para que essa modalidade continue acontecendo até que haja uma vacina contra o novo coronavírus.

Em carreata realizada no Dia do Professor, na última quinta-feira (15), os profissionais de educação protestaram contra a volta das atividades presenciais nesta segunda-feira.

O secretário do Sepe, Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, Rafael Mota, explica porque a categoria considera o retorno precipitado.

Segundo a Secretaria de Educação, dentro dos municípios que aderiram à flexibilização proposta pelo governo do estado para as escolas, 27 unidades não iniciarão as aulas presenciais com as demais porque suas equipes de direção declararam fazer parte do grupo de risco para a Covid-19.

A Secretaria divulgou também um vídeo mostrando a preparação dos colégios para receber os estudantes. As imagens mostram os produtos usados na limpeza, a disposição das carteiras e marcação de lugares de uso comum com adesivos alertando para o distanciamento, além de tapetes sanitizantes na entrada e dispensers de álcool em gel.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo