Iury, 1º surdocego a se formar na UnB: inclusão na escola é a chave

Conheça o jovem cuja presença mudou a acessibilidade da universidade

Publicado em 15/10/2020 - 21:02 Por Renata Martins - Brasília

Foto na sala de casa com o diploma de graduação na mão, ao lado da família, virou foto clássica de uma colação de grau em tempos de pandemia.

Este semestre, Iury Moraes tirou esse retrato, mas a imagem não mostra quase nada de uma vida toda. Aquele diploma na mão representa obstinação e mais um triunfo, conquistado com um passo de cada vez.

Iury Moraes é o primeiro estudante surdocego a se formar em Letras pela Universidade de Brasília. Também foi o primeiro a ingressar na UnB, em 2016.

O jovem de 26 anos nasceu com catarata e surdez profunda congênita. Iury sempre estudou em escolas públicas regulares de Brasília, com colegas com e sem deficiência, surdos, cegos ouvintes.

Por meio da voz da mãe, a Elemregina Moraes, Iury narrou um pouco dessa saga.

Para ele, ter pessoas com deficiência estudando em escolas regulares força as instituições a promoverem políticas de acessibilidade e inclusão.

A diretora do Instituto de Letras da UnB, Rosana Rigota, relata que os desafios foram muitos – para ele e para a universidade.

Iury se formou em Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira, e português como segunda língua. Cerca de 30 surdos, três deles surdocegos, estudam atualmente no Instituto de Letras da UnB.

Segundo a presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, Cláudia Sofia Pereira, há pelo menos 7 mil estudantes com essa deficiência estudando no Brasil.

Iury não pretende parar. Dar aulas, fazer mestrado e doutorado estão nos planos do jovem que disse "nunca" quando foi questionado se alguma vez pensou em desistir.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo