Justiça mantém suspensão das aulas presenciais no DF

Decisão atende a pedido do governo de Ibaneis Rocha

Publicado em 28/10/2020 - 12:35 Por Paula de Castro - Brasília

A volta às aulas presenciais nas escolas públicas do DF está suspensa por decisão da Justiça. Foi uma resposta a um recurso do governo do Distrito Federal contra a determinação de reabrir as escolas já em novembro deste ano.

O Ministério Público havia argumentado, em decisão anterior, a necessidade de retorno imediato das aulas presenciais por causa do decreto que regulamenta a reabertura do comércio e também por considerar ilegal a decisão da Secretaria de Educação que estabeleceu o retorno apenas em 2021.

Mas o governador Ibaneis Rocha recorreu, alegando que são vários os fatores que precisam ser analisados antes da volta às aulas presenciais. Ao atender ao recurso, o desembargador, João Egmont, responsável pela decisão, ressaltou que o momento exige prudência e bom senso. Ele também explicou que para análise do pedido do Ministério Público, é necessário ouvir o DF, que é o responsável pelas políticas públicas necessárias ao retorno das aulas.

Ainda cabe recurso dessa decisão.

Esse é mais um capítulo no impasse da retomada das aulas presenciais na capital federal e regiões administrativas do DF. As aulas estão suspensas desde março e o retorno já foi adiado diversas vezes. Primeiro, de maio para julho. Depois, um calendário de volta às aulas a partir de agosto chegou a ser divulgado.

No entanto, esse planejamento foi suspenso e o próprio governo do Distrito Federal admitiu não ter condições de garantir a segurança de alunos e professores. A questão parecia pacificada quando no início de outubro o GDF bateu o martelo e o secretário de Educação, Leandro Cruz, anunciou que as aulas presenciais só retornariam mesmo em 2021. Mas agora, o GDF volta à queda de braço judicial para garantir que a reabertura das escolas seja uma decisão administrativa e não judicial.

Com a colaboração de Anna Luísa Praser. 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo