Metade dos professores de inglês da rede pública não tem formação

Dado consta de pesquisa de observatório do British Council

Publicado em 02/12/2020 - 15:29 Por Dayana Vítor - Brasília

O ensino do inglês passou a ser obrigatório a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, em todas as escolas brasileiras, agora em 2020. Essa determinação consta na Base Nacional Comum Curricular, documento do Ministério da Educação que estabelece o conteúdo que deve ser ensinado nos colégios.

Mas cerca de 55% dos professores das escolas públicas estaduais do país não têm formação específica para essa disciplina e 81% deles reclamam da falta ou de materiais didáticos inadequados.

Esses são alguns dos dados do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa no Brasil, apresentados nesta terça-feira (2) pelo British Council e foram analisados a partir de informações do último Censo Escolar, do Ministério da Educação.

A gerente sênior de Inglês da instituição, Cintia Toth, afirma que esses professores têm poucas horas de formação.

O Observatório mencionou também sobrecarga de trabalho para os professores de inglês da rede pública. Sessenta e cinco por cento dos educadores disseram que ensinam outras disciplinas. E quase 70% dão aulas da matéria em mais de seis turmas por semana.

Cintia Toth chamou a atenção para o fato de que grande parte dos professores da disciplina de inglês tem contrato temporário de trabalho.

Segundo o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa no Brasil, a maioria dos professores de inglês na rede pública estadual é mulher da cor branca. Outro dado é que as professoras pretas e pardas ganham, em média, menos da metade do salário de homens brancos com o mesmo nível de ensino.

A ideia da British Council é contribuir para a elaboração de políticas de formação de professores das escolas públicas e de materiais didáticos, por meio do programa Habilidade para a Prosperidade.

A iniciativa já começou em alguns estados brasileiros; e, até 2023, deve chegar em todo o nosso país.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo