Consulta pública quer ouvir população de Minas sobre ano letivo 2021

Formulário pode ser respondido até 15 de janeiro pela internet

Publicado em 05/01/2021 - 19:54 Por Gésio Passos - Brasília

Uma consulta pública na internet quer ouvir a população de Minas Gerais sobre o ano letivo na rede pública do estado de 2021.

A Secretaria de Educação quer informações sobre ensino híbrido, presencial e a distância, medidas de segurança nas escolas e a avaliação das ferramentas de ensino remoto adotadas pelo estado. O formulário pode ser respondido até dia 15 de janeiro pela internet.

A Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Guimarães Faria, afirma que a consulta é um momento de escuta sobre as estratégias para o ensino público.
                                                                      
Desde março, as aulas presenciais no estado estão suspensas. O ano letivo a distância, ainda de 2020, será encerrado no final de janeiro.
                      
O governo do estado tentou o retorno das aulas presenciais na rede pública, mesmo que de forma parcial, no ano passado. Mas uma ação judicial do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – SindUTE, garantiu a suspensão do retorno presencial até que o estado cumpra medidas sanitárias e que a pandemia esteja controlada.
 
Denise Romano, coordenadora geral do SindUTE, afirma que categoria é contra o retorno presencial até que seja garantida a vacinação que permita segurança nas escolas.
                     
O governo mineiro prorrogou o estado de calamidade devido a pandemia do coronavírus até final de junho de 2021. Nesta terça-feira (05), Minas Gerais registrou mais de 550 mil contaminados e 12 mil mortes pela Covid. Segundo governo, a vacinação vai ocorrer assim que chegarem as vacinas do Ministério da Saúde.

A rede estadual de Minas Gerais tem 3.613 escolas, cerca de 1,7 milhão de alunos e 136 mil professores. O ano letivo de 2021 da rede pública do estado começa no dia 4 de março.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo