Alunos de escolas públicas do Rio começam ano letivo com aulas on-line

Publicado em 08/02/2021 - 20:35 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O ano letivo começou nesta segunda-feira (8) na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Os alunos das mais de 1,5 mil unidades de ensino poderão acompanhar as aulas que estão sendo transmitidas pela TV Escola, de segunda a sexta-feira, das 7h30 até as 20h. Após a transmissão, os vídeos ficarão disponíveis pelo Youtube.

A grade contempla conteúdos de todas as séries, desde a educação infantil até o ensino de jovens e adultos.

O início das atividades remotas não modificou, no entanto, a programação de retorno das aulas presenciais. Mesmo com a greve decretada pelos professores, a Prefeitura manteve o plano de receber os alunos de forma escalonada, a partir do dia 24 deste mês, conforme reafirmou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, na aula inaugural transmitida pela internet.

Mas a quantidade máxima de alunos dentro das escolas vai depender da situação de cada bairro na escala de risco para contágio da covid-19. Por isso, mesmo com a volta presencial, as atividades remotas serão mantidas, inclusive para atender aos alunos que não quiserem retornar por medo da pandemia.

A partir do próximo dia 23, os alunos também poderão acessar o aplicativo Rio Educa em Casa, utilizando um pacote de dados que será custeado pela prefeitura. Já aqueles que não têm equipamentos para acessar a internet ou vivem em áreas sem cobertura, poderão retirar materiais impressos nas próprias escolas.

O secretário explicou que, com a aprovação automática no ano passado, os alunos avançaram de série, mas estudar este ano o conteúdo perdido na série anterior. 

Já na rede pública estadual, ao longo do mês de fevereiro, os alunos serão recebidos em horários agendados para receber o material impresso, kit alimentação e responder a um questionário socioemocional, que vai nortear as ações de acolhimento. As aulas, por sua vez, serão iniciadas no dia 1º de março.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo