Volta às aulas presenciais em SP tem baixa adesão de estudantes

Publicado em 09/02/2021 - 20:59 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O ano letivo começou nas escolas públicas estaduais de São Paulo com greve dos professores. Segundo a Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), 15% dos profissionais aderiram à greve.

Apesar da baixa adesão, para o sindicato, a paralisação foi positiva e coincide com o receio que muitas famílias têm tido em ver os estudantes de volta às atividades presenciais.

A presidente da Apeoesp, Bebel Noronha, estima que a proporção de alunos que compareceram às aulas ficou bem abaixo do limite estabelecido pelo governo, de 35% de estudantes por sala de aula.

O sindicato argumenta que a maioria das escolas públicas do estado não consegue cumprir os protocolos de segurança. Por isso,  vem pedindo que as atividades presenciais sejam retomadas somente quando os funcionários de cada escola, incluindo os professores, sejam vacinados.

Já o secretário de Educação do estado, Rossieli Soares, diz que a adesão à greve foi baixa, e não impediu as atividades presenciais em nenhuma das 4,5 mil escolas autorizadas a retomar as aulas.

Dos 3,3 milhões de alunos da rede pública estadual, cerca de 3 milhões já estão autorizados a retomar as atividades presenciais. Mas ao contrário dos professores, o retorno não é obrigatório para os estudantes, que podem acompanhar as aulas na modalidade de ensino à distância (EAD). Apesar da greve, os professores não interromperam as atividades remotas.

Nesta quarta-feira (10), será realizada uma nova assembleia. Estudantes, funcionários e familiares também estão sendo convocados.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo