Câmara de Niterói cobra recursos para Universidade Federal Fluminense

Publicado em 24/05/2021 - 20:32 Por Tatiana Alves, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Câmara Municipal de Niterói vai pedir ao Governo Federal que repasse os recursos que ainda se encontram indisponíveis para a UFF, Universidade Federal Fluminense. A informação foi divulgada durante audiência pública para discutir a crise na UFF, que corre risco de ter as aulas suspensas devido ao corte de verbas enviadas pelo Governo Federal.

Entre os temas debatidos durante o encontro foram a situação das contas da universidade, a diminuição gradual dos recursos e a dificuldade em manter os projetos tocados pela instituição de ensino. A presidente da ADUFF, Associação dos Docentes da UFF, Gelta Xavier, argumenta que além das questões operacionais, é preciso repensar questões relativas ao acolhimento dos estudantes, que muitas vezes não dispõem do básico para se manter.

O presidente da União Nacional do Estudantes, Iago Campos, ponderou que a paralisação das atividades acadêmicas pode piorar o quadro da pandemia no país.

Em nota, a UFF esclarece que o  orçamento para o ano de 2021 teve um corte de aproximadamente 19% na Lei Orçamentária Anual aprovada pelo Congresso Nacional, algo em torno de 32 milhões de reais. Segundo o texto, na prática, o orçamento liberado atual é de 120,1 milhões de reais, o que representa 68,3% do montante de 2020. O  atual orçamento só permite manter as despesas da universidade até o meio do ano.

A UFF não tem sido a única instituição a sofrer corte de recursos. Em entrevista recente, a reitora da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro,  Denise Pires de Carvalho, argumentou que a redução de recursos coloca em risco atividades como  a pesquisa de duas vacinas contra a covid-19 já em fase de testes pré-clínicos, testagem para o novo coronavírus, bolsas acadêmicas, insumos para pesquisas e pagamento de contas.

Edição: Raquel Mariano/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo