Com a pandemia, 43% dos jovens já pensaram em desistir dos estudos

Situação financeira e ensino remoto estão entre as principais causas

Publicado em 14/06/2021 - 14:18 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pandemia de covid-19 está dificultando a vida escolar, e 43% dos jovens estudantes afirmam que já pensaram em parar de estudar, desde que suas rotinas foram alteradas pelo coronavírus. O dado é da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, promovida pelo Conjuve, o Conselho Nacional da Juventude, em parceria com outras entidades, entre elas, a Unesco.

6% dos jovens efetivamente deixaram os estudos durante a pandemia. Desses, os principais motivos foram: o financeiro, para 1 em cada 5 jovens; e dificuldades com o ensino remoto, relatado por 1 em cada 7 alunos.

Em alguns casos, a participação no Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, também foi afetada. Oito de cada dez jovens não fizeram a prova na edição 2020. Foi o caso de Odilon Gomes, de Maceió. Ele concluiu o Ensino Médio em 2018, e começou a trabalhar. Pretendia fazer o Enem este ano, mas se sentiu desencorajado pela pandemia. 

O presidente do Conjuve, Marcus Barão, comenta a relação da dificuldade econômica e a decisão dos jovens de abandonar os estudos durante a pandemia:

A pesquisa recebeu dados de 68 mil jovens de todo o Brasil, com idade entre 15 e 29 anos. Eles responderam a um questionário remoto, com 77 perguntas, nos meses de março e abril.

Em junho do ano passado, durante a primeira onda da pandemia, a mesma pesquisa do Conjuve revelou que a quantidade de estudantes que pensavam em deixar os estudos era menor, de 28 por cento.

Edição: Sâmia Mendes/Adrielen Alves

Últimas notícias
Educação

Mais nove universidades federais devem entrar em greve

Como isso, o número de instituições federais de educação superior paradas por conta da greve deve chegar a 38 das 107 espalhadas pelo país.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo