Direito da UFRJ indica Nei Lopes para o título de doutor honoris causa

Publicado em 28/07/2021 - 21:35 Por *Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro aprovou o pedido de reconsideração para concessão do título de doutor honoris causa ao escritor, compositor e sambista negro Nei Lopes. 

A concessão do título havia sido rejeitada na primeira sessão da Congregação da Faculdade de Direito, responsável por avaliar as indicações. Mas um pedido de reconsideração foi apreciado nesta quarta-feira (28) e, dessa vez, acolhido por unanimidade.

A negativa da Faculdade na primeira reunião gerou grande repercussão, com associações do fato ao racismo. 

A professora associada da Faculdade Nacional de Direito, Luciana Boiteux, disse que a indicação não obteve o quórum de dois terços dos membros da congregação e também havia problemas de documentação. Boiteux, que não participou de nenhuma das votações avalia que houve de fato um erro e afirma que a reparação foi feita. Para a professora, Nei Lopes representa a cultura do do samba e da defesa da cultura popular brasileira, e acima de tudo, é um jurista consagrado formado na faculdade de Direito da UFRJ.

Em nota, a UFRJ informou que a concessão do título segue o rito democrático e legal. E que com a aprovação pela Faculdade de Direito, o processo segue agora para apreciação do Conselho do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas e, sendo aprovado neste Conselho, terá sua validação final pelo Conselho Universitário, órgão máximo da Universidade.

*Com produção de Carol Barreto.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo