Comissão cobra de Guedes solução para financiar internet em escolas

Governo entrou com ação no STF contra a nova lei

Publicado em 12/08/2021 - 19:00 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados cobrou, nesta quinta-feira (12), do ministro da Economia, Paulo Guedes, uma solução para financiar internet nas escolas públicas brasileiras.

A lei aprovada pelo Congresso, em fevereiro deste ano, que destinava R$ 3,5 bilhões para bancar internet de alunos de baixa renda foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Mas, o parlamento derrubou o veto e o governo entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra a nova lei. O ministro Paulo Guedes justificou a decisão.

Os parlamentares afirmaram que a aprovação da lei e a derrubada do veto foram acordadas com o governo, como lembrou a deputada professora Rosa Neide, do PT.

O ministro Paulo Guedes respondeu que ele não é responsável pela articulação política e que a ação no STF ficou a cargo da Advocacia-Geral da União (AGU).

A presidente da Comissão de Educação, professora Dorinha, do Democratas, pediu uma nova reunião para costurar um acordo que garanta o recurso para a internet de alunos de escolas públicas.

Após a sugestão da deputada, o ministro Paulo Guedes concordou que uma saída seria destinar os recursos do leilão da internet 5G para bancar o acesso dos alunos, apesar de o ministro das Comunicações, Fábio Faria, ter informado que não poderia incluir o total das escolas no edital para não atrasar o leilão.

Segundo Faria, um grupo de 89 mil escolas deverá ser conectado à internet com a nova tecnologia.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo