Ensino especial: confira histórias inspiradoras neste Dia do Professor

Publicado em 15/10/2021 - 08:46 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

A sala de aula era como o quintal de casa para Marcella Libório, que acompanhava a avó e a tia professoras no contraturno da escola, ainda na infância. Desse contato com a rotina de ensino-aprendizagem veio o desejo de também seguir na profissão. Formou-se em pedagogia, atuou da educação infantil ao ensino de jovens e adultos, mas foi como apoio pedagógico em turmas inclusivas que descobriu uma paixão ainda maior.

De família simples, Manoel Palhares, surdo de nascença, estudou sem auxílio de intérprete de Libras em escolas públicas de Brasília entre os anos 1970 e 1980. Mesmo com muitas barreiras na comunicação, formou-se em Matemática e começou um estágio como professor. Admirado por colegas de trabalho e incentivado a ir mais longe, foi o primeiro surdo aprovado em concurso público da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Com auxílio da intérprete Alyne Oliveira, o professor do Centro de Ensino Médio 1 de Sobradinho, no DF, conta que o seu desejo é ter o ensino de Libras no currículo da educação básica do país.

A pedagoga Dayane Francisca Santos, que não esperava seguir no magistério, hoje não se vê fazendo outra coisa. Inspirada pelo irmão que tem síndrome de Down, ela explica que sempre trabalhou com estudantes deficientes, a quem dedica muito afeto.

Thalyta Alves, aluna de Dayane no Centro de Ensino Especial de Santa Maria, no DF, não esconde o carinho que tem pela professora.

As histórias inspiradoras de Marcella, Manoel e Dayane são lembradas neste Dia do Professor. No Brasil, o número de alunos da educação especial ultrapassa 1,3 milhão, segundo dados do Censo 2020.

*Com produção de Salete Sobreira 

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo