Plataforma ajuda identificar alunos que abandonaram escolas no Rio

Publicado em 24/12/2021 - 10:36 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Entre os grandes desafios da área da educação para 2022, um dos  principais foi herdado da grave crise sanitária imposta pela pandemia de covid.

Além de recuperar conteúdos perdidos ao longo do período de isolamento social, levar de volta para a sala de aula alunos que abandonaram os estudos será, sem dúvida, uma tarefa difícil. Principalmente entre as camadas mais vulneráveis da população, onde a evasão escolar alcança números preocupantes.

Nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Educação do Rio tenta identificar crianças e adolescentes longe da escola, utilizando a plataforma Busca Ativa, desenvolvida pelo UNICEF- Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância.

A plataforma permite o registro e o acompanhamento de informações sobre cada estudante, compartilhando esses dados entre as equipes das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social do município.

O Secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, citou sérios problemas que acabam afastam os estudantes das escolas

A parceria entre a Prefeitura do Rio e o UNICEF foi celebrada há cerca de um mês, e prevê um conjunto de estratégias que serão implementadas e integradas nos próximos três anos para reconduzir esses alunos às salas de aula.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Educação carioca, no início de outubro nada menos do que 25 mil estudantes não mantinham qualquer tipo de interação com a escola da rede municipal, apesar de estarem matriculados.

 

Edição: Vitoria Elizabeth / Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo