Fies: estudantes vão poder renegociar as dívidas a partir de março

Publicado em 10/02/2022 - 20:23 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os estudantes que estiverem com dívidas em atraso com o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, vão poder aproveitar o programa de renegociação lançado pelo Governo Federal. As regras foram anunciadas nesta quinta-feira (10), em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

A Medida Provisória que trata dessa renegociação permite que os estudantes em débito com o Fies recebam um desconto de até 92% no saldo devedor, no caso de beneficiários do Auxílio Brasil ou de inscritos no Cadastro Único. Para os demais, o desconto máximo pode chegar a 86,5% do saldo devedor.

A renegociação também vai permitir que os estudantes parcelem o valor restante da dívida em até 150 meses, com isenção de juros e multas.

Os estudantes interessados vão poder renegociar as dívidas com o Fies entre os dias 7 de março e 31 de agosto deste ano. Todo o procedimento vai ser realizado pela Caixa e pelo Banco do Brasil, por meio de um aplicativo de celular.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, ressaltou que a renegociação das dívidas do Fies vai ser acompanhada de medidas para impedir que os estudantes voltem a ficar inadimplentes no futuro.

Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, aproveitou para anunciar que o banco público está prestes a lançar um novo programa de financiamento para estudantes de todo o país.

Segundo o Ministério da Educação, atualmente existem mais de um milhão de jovens formados que estão inadimplentes com o Fies, somando mais de 38 bilhões de reais em prestações não pagas.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo