Polícia Federal faz operação contra desvio de verbas na UFF

Publicado em 17/02/2022 - 13:27 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal fez nesta quinta-feira a Operação Quadro-Negro para desarticular uma organização criminosa envolvida em desvio de verbas destinadas à educação pública na UFF, a Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

Os agentes cumpriram os quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal de Niterói e apreenderam telefones celulares, equipamentos eletrônicos e vários documentos. O material será submetido à perícia técnica para continuidade das investigações.

Segundo a Polícia Federal, a investigação, que começou há seis anos, identificou desvio de R$ 3,7 milhões em contratações entre a UFF e uma grande empresa de terceirização de mão de obra no período de 2011 a 2015.

A fraude ocorria na contratação da empresa e a cada pagamento pela execução do contrato eram feitos pagamentos a um instituto ou uma empresa de consultoria de propriedade e controle de um professor e servidor da UFF, que utilizavam um contrato de prestação de serviço fictício de consultoria para justificar os recebimentos.

Ainda de acordo com a PF, além do desvio de verbas, são investigados os crimes de licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A operação também busca identificar se os desvios de verba destinados à educação pública federal continuaram após o ano de 2015.

A UFF informou que desconhece os fatos, aguarda mais informações da Polícia Federal sobre a investigação e que está à disposição das autoridades para os esclarecimentos.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo