Olimpíada Brasileira do Oceano está com inscrições abertas

Publicado em 16/05/2022 - 18:40 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Levar a cultura oceânica para perto da população e mostrar sua importância para o dia a dia das cidades. Estas são as metas da segunda edição da Olimpíada Brasileira do Oceano, que já está com as inscrições abertas.

A iniciativa trabalha em conjunto com o ensino formal nas escolas para estudantes de diferentes idades. Mas toda população que tiver interesse pode participar.

O estudante Gabriel Henrique, de Ribeirão Preto, em São Paulo, participou da primeira edição da Olimpíada no ano passado e conta como foi.

“Achei que as provas tiveram um nível bem interessante e ainda pude aprender mais sobre o oceano e como outros componentes curriculares, além do de ciências, podem se relacionar a esse tema e contribuir para a formação de uma cultura oceânica maior para quem participam desta olimpíada.”  

Depois de se inscrever, o candidato deve escolher uma das seguintes modalidades: prova de conhecimentos, produções artísticas, culturais e/ou tecnológicas e projetos socioambientais. Cada uma delas trabalha o oceano de uma maneira diferente. Em comum, abordam temas estabelecidos em 2017 pela ONU, a Organização das Nações Unidas, quando instituiu a Década da Ciência Oceânica. É o que explica William Conti, coordenador da Olimpíada Brasileira do Oceano.

"Instigar a compreensão do papel do oceano na nossa vida e da influência das nossas ações no oceano, além disso, essa iniciativa fica alinhada aquilo que se conhece como década da ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável, que é da ONU, aquele período que compreende os anos de 2021 até o ano de 2030. Não deixa de ser uma ação para atingir essas metas dos objetivos do desenvolvimento sustentável dessa agenda 20/30 da ONU.”

Entre as metas para a Década da Ciência Oceânica estão a mudança da relação da humanidade com o oceano e entender e vencer a poluição marinha.

O CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, vai oferecer 45 bolsas de iniciação científica para os estudantes que se destacarem na prova de conhecimentos da Olimpíada Brasileira do Oceano.

A competição é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e pela Unifesp, Universidade Federal de São Paulo.

As inscrições seguem abertas até o dia 9 de setembro pelo site olimpiada.maredeciencia.eco.br.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo