Diretora de creche privada no RJ é presa por desvio de recurso público

Publicado em 04/08/2022 - 12:26 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal prendeu uma diretora e o companheiro acusados de desviar recursos federais de educação. Os dois foram alvo de uma operação realizada na quinta-feira da semana passada, mas não foram encontrados no endereço de moradia. As buscas continuaram e o casal finalmente foi localizado nessa quarta-feira. Eles estavam em um endereço na Rocinha, comunidade da Zona Sul do Rio de Janeiro. Agora, serão indiciados pelos crimes de peculato e estelionato e as penas somadas podem chegar a 18 anos de reclusão. 

De acordo com as investigações, a mulher que é responsável por uma creche particular conveniada à Prefeitura do Rio, e  movimentou de forma suspeita mais de R$ 6,2 milhões entre 2018 e 2021. Isso acendeu o alerta do Coaf, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, que repassou as informações à Polícia Federal.

As apurações mostraram que parte dessa quantia vinha do Fundeb e do FNDE, fundos de desenvolvimento da educação, e deveria ser utilizada para pagar professores e outros benefícios para as crianças. No entanto, o dinheiro estava sendo transferido para as contas particulares dela e do namorado.

A PF também suspeita que a acusada fraudou documentos para fingir que a creche tinha mais alunos do que a quantidade real, e assim receber repasses maiores.

Para que as crianças acolhidas na creche não sejam prejudicadas, a unidade passou a ser administrada pela Secretaria Municipal de Educação, que contribuiu com as investigações.

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo